W8 – Utilitário DISKPART – 1/2 ! (**…) – N200

Share-it!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

W8-DP

Olá Pessoall, Td bem ?

Seguindo com os posts de Windows 8, hoje explicarei um pouco sobre um utilitário presente desde o Windows XP, o DISKPART.

O DISKPART é um utilitário de linha de comando desenvolvido para otimizar e tornar mais prática a gerência de discos, volumes e partições.

Uma das suas vantagens é que ele difere da grande parte dos utilitários de prompt de comandos, já que não funciona num modo de linha única. Ao invés disso, depois de iniciar o utilitário, os comandos são lidos a partir de uma entrada/saída (E/S) padrão. Você pode direcionar estes comandos para qualquer disco, partição ou volume.

Abaixo, alguns comandos interpretados por ele: 

Valor Descrição
list disk Exibe uma lista de discos e informações sobre eles, como tamanho, espaço livre disponível, se o disco é básico ou dinâmico e se usa o tipo de partição Master Boot Record (MBR) ou tabela de partição GUID (GPT). O disco marcado com um asterisco (*) tem foco.
select disk Seleciona o disco especificado, onde n é o número do disco, e concede foco a ele.
create partition primary Cria uma partição primária no disco básico atual. Depois que você cria a partição, o foco é automaticamente deslocado para a nova partição. A partição não recebe uma letra de unidade. Você deve usar o comando assign para atribuir uma letra de unidade à partição.
create partition extended Cria uma partição estendida na unidade atual. Depois que a partição for criada, o foco será automaticamente deslocado para a nova partição. Somente uma partição estendida pode ser criada por disco. Este comando falhará se você tentar criar uma partição estendida dentro de outra partição estendida. Você deve criar uma partição estendida antes de criar unidades lógicas.
create partition logical Cria uma unidade lógica na partição estendida. Depois que a partição for criada, o foco será automaticamente deslocado para a nova unidade lógica.
size= n O tamanho da partição em megabytes (MB). Se não houver nenhum tamanho especificado, a partição continuará até que todo o espaço não alocado seja ocupado na região atual. O tamanho é ajustado por cilindro e é arredondado para o limite de cilindro mais próximo. Por exemplo, se você especificar um tamanho de 500 MB, a partição será arredondada para 504 MB.
offset= n O deslocamento de byte em que a partição será criada. Se nenhum deslocamento for fornecido, a partição começará no início do primeiro espaço livre do disco. Em discos MBR, o deslocamento é ajustado por cilindro e é arredondado para o limite de cilindro mais próximo. Por exemplo, se você especificar um deslocamento de 27 MB e o tamanho do cilindro for de 8 MB, o deslocamento será arredondado para o limite de 24 MB.
ID= byte | GUID Destinado somente para uso do fabricante original do equipamento (OEM).Cuidado

 

  • A criação de partições com este parâmetro pode ocasionar uma pane no computador ou impossibilitar a sua inicialização. A menos que você seja um OEM ou IT que tenha experiência com discos GPT, não crie partições em discos GPT usando o parâmetro ID=byte | GUID. Em vez disso, use sempre o comando create partition efi para criar partições de sistema EFI, o comando create partition msr para criar partições Microsoft Reserved e o comando create partition primary (sem o parâmetro ID=byte | GUID) para criar partições primárias em discos GPT.

Para discos MBR, você pode especificar um byte de tipo de partição para a partição. Se nenhum byte de tipo de partição for especificado em um disco MBR, o comando create partition primary criará uma partição tipo 0x6. Qualquer byte de tipo de partição pode ser especificado com o parâmetro ID=byte | GUID. O DiskPart não verifica o byte de tipo de partição para fins de validade nem executa nenhuma outra verificação do parâmetro ID.

Para discos GPT, você pode especificar uma GUID de tipo de partição para a partição que será criada.

  • Partição do sistema EFI: c12a7328-f81f-11d2-ba4b-00a0c93ec93b
  • Partição Microsoft Reserved: e3c9e316-0b5c-4db8-817d-f92df00215ae
  • Partição de dados básica: ebd0a0a2-b9e5-4433-87c0-68b6b72699c7
  • Partição de metadados LDM em um disco dinâmico: 5808c8aa-7e8f-42e0-85d2-e1e90434cfb3
  • Partição de dados LDM em um disco dinâmico: af9b60a0-1431-4f62-bc68-3311714a69ad

Se não for especificada uma GUID de tipo de partição, o comando create partition primary criará uma partição de dados básica. Qualquer tipo de partição pode ser especificado com o parâmetro ID=byte | GUID. O DiskPart não verifica a GUID de partição para fins de validade nem executa outra verificação do parâmetro ID.

noerr Somente para scripts. Quando um erro é encontrado, este parâmetro especifica que o DiskPart continue a processar comandos como se o erro não tivesse ocorrido. Sem o parâmetro noerr, um erro fará com que DiskPart seja fechado com um código de erro.
assign letter=D Atribui uma letra de unidade, D, ao volume com foco. Se nenhuma letra de unidade ou ponto de montagem for especificado, será atribuída a próxima letra de unidade disponível. Se a letra de unidade ou ponto de montagem já estiver em uso, um erro será gerado.
Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc727978(WS.10).aspx

 

Conjunto de comandos para gerenciar discos básicos:

* active

Utilize o comando active para definir a partição em foco atual como "ativa". Esta definição indica ao firmware que a partição é uma partição de sistema válida. O Diskpart não valida o conteúdo da partição

* assign [[letter=l]/[mount=path]] [noerr]
Utilize o comando assign para atribuir uma letra ou um ponto de montagem à partição em foco atualmente. Se não especificar uma letra de unidade, será atribuída a letra de unidade disponível seguinte. Se a letra ou o ponto de montagem já estiver sendo utilizado, será gerado um erro, exceto se for utilizado o parâmetro noerr.

* create partition primary [size=n] [offset=n] [id=byte/guid] [noerr]
Utilize o comando create partition primary para criar uma partição primária de grande dimensão e um deslocamento de endereço inicial na unidade atual.

Se não for especificado a parte do ID num disco MBR, este comando criará uma partição com o tipo "0x6". É possível utilizar o parâmetro ID para especificar o tipo de partição. Não existe nenhuma verificação da validade ou outra da parte do ID.

* create partition extended [size=n] [offset=n] [noerr]
Utilize o comando create partition extended para criar uma partição estendida de grande dimensão e um deslocamento de endereço inicial na unidade atual. A unidade tem que ser um disco MBR.

* create partition logical [size=n] [offset=n] [noerr]
Utilize o comando create partition logical para criar uma unidade lógica de grande dimensão e um deslocamento de endereço inicial numa partição estendida existente no disco atual. A unidade tem que ser um disco MBR.

* create partition msr [size=n] [offset=n] [noerr]
O comando create partition msr equivale à criação da partição com o GUID de MSR E3C9E316-0B5C-4DB8-817D-F92DF00215AE.

* create partition esp [size=n] [offset=n] [noerr]

O comando create partition esp equivale à criação da partição com o GUID de ESP C12A7328-F81F-11D2-BA4B-00A0C93EC93B.

* delete partition [noerr] [override]

Utilize o comando delete partition para eliminar a partição em foco atualmente.

* extend [size=n][noerr]

Utilize o comando extend para fazer com que o volume em foco atual seja estendido para o espaço contíguo não atribuído. O espaço não atribuído tem que seguir (tem que ter um deslocamento de setores superior) à partição em foco.

* remove [[letter=l]/[mount=path]/[all]] [noerr]

Utilize o comando remove para remover uma letra ou um ponto de montagem da partição em foco atual. Se especificar o parâmetro all, serão removidas todas as letras de unidade e pontos de montagem atuais. Se você não especificar uma letra ou um ponto de montagem, a letra de unidade será removida.

No próximo post, veremos os principais comandos para gerenciar discos dinâmicos.

Até a próxima pessoall !

Enjoy ! Rock ! |..|,

Apaixonado por tecnologia, Músico entusiasta, Dinâmico, Extrovertido. O que esperar dessa mistura ? Follow Me and Discover ! 🙂

Author: Gustavo Magella

Apaixonado por tecnologia, Músico entusiasta, Dinâmico, Extrovertido. O que esperar dessa mistura ? Follow Me and Discover ! :-)

One Reply to “W8 – Utilitário DISKPART – 1/2 ! (**…) – N200”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Responda o enigma: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.