[SCRIPTANDO], Microsoft Azure

Azure CLI 2.0 | Como Instalar? Ambiente Windows [#Scriptando]

Share-it!
Share on Facebook6Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn13Share on Google+0Email this to someone

Fala Pessoall! Tudo bem ?

Eu tenho postado bastante aqui no blog (na série #Scriptando), vários scripts de automação e gerenciamento de recursos no Azure, que eu uso no meu dia a dia.

E como vocês perceberam (se não, tudo bem 😉 ) eu tenho utilizado ao linguagem Powershell (proprietária Microsoft) para construir esses scripts. Porém, essa não é a única opção que temos para administrar os recursos no Azure utilizando linha de comando. (SIM! TEMOS UMA OUTRA OPÇÃO, TÃO BOA QUANTO AO POWERSHELL!) 

A Microsoft vêm trabalhado em uma linguagem um tanto quanto peculiar e poderosa (totalmente baseada em Linux), chamada Azure CLI (Azure Command Line Interface).

A Azure CLI foi projetada para gerenciar a administrar todos (ou a maioria deles) os recursos existentes em sua assinatura Azure. Essa linguagem é totalmente orientada ao modelo ARM (Azure Resource Manager). Hoje a Microsoft já disponibilizou uma integração com o Browser, onde é possível utilizar o Azure Cloud Shell (linha de comando) com a Azure CLI (e agora Powershell), diretamente no browser: ISSO MESMO! SEM PRECISAR INSTALAR NADA!

O Cloud Shell faz a autenticação de forma automática, pegando a sessão ativa no browser. O tempo limite sem atividade interativa é de 20 Minutos. O uso é totalmente gratuito, só precisamos montar um Storage Account para armazenar logs e arquivos necessários para o funcionamento das linguagens.

Voltando ao Azure CLI 2.0, por se tratar de uma linguagem construída em shell (Linux), existem alguns cuidados que devemos tomar e inclusive particularidades na instalação em ambientes Windows. Mas em contra partida, essa linguagem pode ser utilizada em ambientes Windows, Linux e OSX. Sem mudança de sintaxe de comandos, parâmetros e etc.

A linguagem hoje se encontra na versão 2.0, e está em constante atualização sendo implantados novos comandos para gerência dos recursos.

Mas a pergunta é a seguinte: Uso Windows, é possível instalar o Azure CLI 2.0?

A resposta é: SIMMMMMMM !!!!!!l lol

E inclusive, existem 2 formas de instalar os componentes para a utilização dessa linguagem, em ambientes Windows. E nesse artigo irei demonstrar essas 2 formas.

Exemplo 1: Instalação usando Python 

Essa instalação é compatível com as versões de Windows 7, 8, 8.1 e 10. (Não testei em Windows XP, então, se por ventura você testar e funcionar, comente aqui em baixo ok? Rs )

Vamos à instalação:

[1] A primeira coisa que devemos fazer, é instalar o Python for Windows, que pode ser baixado no site oficial da Python Foundation (https://www.python.org/downloads).

Obs.: Faça o download da última versão.

[2] Instalação do Python no Windows

Obs.: Opte por baixar a última versão disponível para a plataforma.

Obs.2: Na opção de instalação, marque a opção [x] Add Python 3.6 to Path.

[3] Após a instalação, execute o cmd (de preferência como administrador) e digite o seguinte comando:

python --version

Obs.: Esse comando servirá para validar a instalação do Python, e irá lhe mostrar a versão instalada.

[4] Agora, iremos instalar o Azure CLI, todas as suas dependências e pacotes, digitando o comando:

pip install azure-cli

[5] Após a instalação, podemos validar digitando no próprio cmd o seguinte comando:

az login

E pronto! Quando digitamos esse comando, somos orientados à logar utilizando a url https://aka.ms/devicelogin + o código apresentado.

Complexo? Fica sussa! Gravei um vídeo para lhe ajudar na instalação, saca só:

 

 

Agora já podemos administrar nossos recursos no Azure, utilizando a Azure CLI 2.0! (NÃO É FANTÁSTICO?) “Het is geweldig”! 

Simples?  Fácil? Rápido? (Deixe seu feedback!)

Existe uma outra forma de instalar o Azure CLI (já falei nesse post inclusive) , mas deixarei para o outro post (se não fica muito extenso!).

Aguardo você para ler meu próximo post! (Não vai sumir hein???)  😉

Um Forte Abraço!

Gustavo Magella

#borapranuvem #cloud4all

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Responda o enigma: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.