70-533 e 70-534 – Dicas e Novidades sobre Azure!

Share-it!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Faaaaaaala Pessoall, td bem?

Estou um pouco sumido aqui pois estava estudando para uma das provas de certificação mais difíceis que eu já fiz, a 70-533 – Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions, a qual eu tive a graça e satisfação de ter passado hoje.

Esse post está sendo escrito para das alguns toques sobre a prova e um recado muito importante no final! 😉

A Microsoft tem mudado a estrutura de suas provas de certificação e está cada vez mais difícil passar nas provas. O que acontece é que o banco de questões está cada vez mais vasto, o que dificulta bastante uma repetição de questão quando se faz a prova pela 2a ou 3a vez. Esses simulados balela que são vendidos na internet como PROMESSA de passar nas provas? Esqueçam isso. As provas foram reformuladas e agora realmente é a hora da verdade! (Ou vc sabe ou nao sabe! Simples! rsrsrs)

Tá blza Magella, então o que eu tenho que fazer para ser aprovado nesse exame?

Vou passar pra vocês um macete muito importante que eu usei e funcionou muito:

– Estude.

– Estude.

– Estude.

– Estude.

– E o último, porém mais importante de todos: ESTUDE!

Não existe mágica para passar no exame, é realmente conhecimento. Nesse exame eu me senti praticamente "tete a tete" com um Arquiteto da Microsoft, passando por uma sabatina sobre meu conhecimento, o que é ótimo para meu raciocínio lógico e conhecimento da plataforma! Realmente fiquei muito cansado, porém, extremamente satisfeito em saber que não foi enganoso, e que o que eu estudei caiu. (Caiu não, despencou. kakakakak)

Mas, Porém, Contudo, Entretanto, Todavia, vou escrever aqui 10 dicas que eu acho válidas, para :

1) Estude de tudo um pouco. Na verdade se puder, se aprofunde bastante em cada tópico que é solicitado. Afinal de contas, essa certificação nomeia um ESPECIALISTA na ferramenta.

2) Utilize o material oficial de estudo para a prova. O livro que eu usei me ajudou (DEMAIS MESMO) para tirar essa certificação. Tudo que eu Li, Caiu. Foi tão simples, que tinha questão que eu dava risada, parece que foi tirada de um exemplo do livro. (LINK PARA O LIVRO) P.S.: Embora o livro tenha algumas partes que estão desatualizadas, ele é sim um instrumento HIPER válido para estudo. E nem tem tanta coisa desatualizada assim, é uma coisinha ou outra! 😉

3) Revise os comando powershell e seja coerente com a ordem correta de utilizá-los. Na prova vão cair questões sobre Deploy, Provisionamento, Criação de VNets, Criação de Cofre de Backup, Export de SQL via BACPAC, ou seja uma famosa salada Thailandesa! Então, cuidado e seja simples. (Nesse caso, menos é mais)

4) Revise 1, 2, 3, 4, 5, 6 até 30 vezes uma questão antes de enviar a prova. Tive um caso de questão que mudei de idéia na última hora e fui bem feliz no resultado.

5) Leia a documentação oficial da ferramenta, junto com sua linha de estudos. É possível achar uma documentação bem detalhada no próprio site da ferramenta (LINK), na verdade o time de produto mantém um blog recheado de exemplos e documentação sobre a plataforma. Tem muito (Sério mesmo), mas muito material para estudo. Eu diria que, se você souber garimpar direito, 60% do conteúdo da prova são cobertos por esse blog. (É muito bom mesmo)

6) Tenha calma e seja analítico. Se preferis pule a questão antes de sair clicando (dedo nervoso). Uma técnica que eu uso e me ajuda bastante é rabiscar a folha de rascunho (onde eu faço prova, eles dão uma folha emplastificada, com uma caneta de retroprojetor). Desenhe o cenário, entenda a proposta, e só então ESCOLHA A OPÇÃO.

7) Estude os comandos powershell. (Sintaxe, aplicação, onde uso o que, etc.) Muitas questões (diria que 80% da prova aprox.) possuem comandos powershell para assimilação, ou até mesmo como resposta da situação proposta.

8) Fique calmo para responder às questões. São aproximadamente entre 48 e 52 questões, e você tem 2 horas para responder sem correria. Então, respire e pense. 😉

9) Antes de fazer a prova, faça um mapa mental com algumas informações que você julga importante, para não se perder. Geralmente eu faço o seguinte: Escrevo num caderno o tópico referente ao meu estudo (Ex.: Implantar aplicativos Web (15-20%) – Escrevo esse título e embaixo vou listando tudo que há de muito interessante que eu estudei pra esse módulo. Escreva (isso mesmo, com lápis ou caneta) os comandos powershell. Juro, na terceira vez que eu escrevi já estava praticamente automático a assimilação pelo meu cérebro. E hoje, praticamente de cabeça consigo usar comandos como Get-AzureRmVM com seus parâmetros necessários, sem ter que ficar "Googlando" ou apertando o TAB parecendo um espasmo. rsrsrsrs

10) No dia da prova (na noite anterior) durma bem, se alimente bem e chegue cedo! Centro de provas não toleram atrasos, e corre o risco de você perder seu exame caso atrase muito. Ahhhh, muito importante, tome água, vá ao banheiro, respire um ar etc. Pq depois que você entrar pra a prova, você não poderá sair. (Pode parecer coisa de principiante falar isso, mas quando eu fiz a prova do Windows Server 2012, tinha um rapaz na cabine ao lado que perdeu o teste porque precisou ir no banheiro. (Não era uma situação desesperadora, ele mesmo disse que se tivesse ido ao banheiro antes, tinha terminado o exame tranquilo.)

No mais é isso! Não é bicho de 7 cabeças e digo mais, QUALQUER PESSOA PODE TIRAR ESSA CERTIFICAÇÃO.

Basta ter disciplina, estudo e dedicação. O resto você tira de letra.

A prova cobre os seguintes tópicos: (E cobre mesmo, estude todos pq cai questões de TODOS ELES!)

70-533 – Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions

Implantar aplicativos Web (15-20%)
Implementar máquinas virtuais (15-20%)
Implementar serviços de nuvem (15-20%)
Implementar armazenamento (15-20%)
Implementar um Active Directory do Azure (15-20%)
Implementar redes virtuais (15-20%)

Vale a pena lembrar que as provas sofreram alterações (conforme documento oficial da Microsoft no site, porém ninguém presta atenção porque está preocupado demais com o bolso e agendar a prova. kakakakaka)

Para você que não viu esse documento, vou postar aqui, saca só:

Download (PDF, 185KB)

A outra prova (caso você opte por dar continuidade em seus estudos) está abaixo:

70-534 – Architeting Microsoft Azure Solutions

Criar infraestrutura e redes do Microsoft Azure (15–20%)
Proteger recursos (15-20%)
Criar armazenamento e estratégia de acesso aos dados do aplicativo (15–20%)
Criar um aplicativo avançado (15-20%)
Projetar aplicativos da Web do Azure (15-20%)
Criar gerenciamento, monitoramento e estratégia de continuidade dos negócios (15–20%)

Também sofreu alteração no conteúdo, segue abaixo:

Download (PDF, 95KB)

É isso. 😉

Ahhhhhh, já ia me esquecendo. A novidade da qual falei lá em cima é que em breve irei disponibilizar aqui no blog, meus resumos que utilizei para estudar para a prova. Assim, acredito que eu possa ajudar vocês com alguma coisa no que diz respeito à esta certificação. Em breve + 9dades! haha

No mais é isso, um forte abraço e deixa eu correr pq tenho muito mais de Azure para estudar!

Um forte abraço! #enjoy #rock #msplife #microsoft #azure #chegadehastag #bjo #fui

| MSP LEAD | MCSA | MTA| MCTS | ITIL | ISO 27.002 | EXIN CLOUD
| EXIN CERTIFIED INTEGRATOR SECURE CLOUD SERVICES |
***********************************************************************************
Apaixonado por tecnologia, enxergo na Cloud Computing um enorme potencial para alavancar seus negócios e transformar o mundo. Follow Me and Discover ! 😉

Author: Gustavo Magella

| MSP LEAD | MCSA | MTA| MCTS | ITIL | ISO 27.002 | EXIN CLOUD | EXIN CERTIFIED INTEGRATOR SECURE CLOUD SERVICES | *********************************************************************************** Apaixonado por tecnologia, enxergo na Cloud Computing um enorme potencial para alavancar seus negócios e transformar o mundo. Follow Me and Discover ! ;)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Responda o enigma: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.